O serviço especializado da Global na realização do Teste de Impairment atende integralmente às normas contábeis brasileiras (CPC 01), determinadas pela Lei 11.638/07, IN 1.515/16, e os relatórios emitidos seguem as orientações da ABNT NBR 14.653.
A finalidade do Teste de Recuperabilidade do ativo, ou Teste de Impairment, é assegurar que o valor registrado de um ativo seja recuperável pela capacidade de gerar receita através da sua venda ou uso.
A metodologia da Global Consult para o Teste de Impairment apresenta os resultados por filial e linha de produção, evidenciando a necessidade (ou não) de perda por Impairment por unidade geradora de caixa e/ou produto.
A Global realiza o Teste de Impairment pelo método do “Valor Líquido de Venda” e também pelo método do “Valor em Uso”.
Para a realização do Teste de Impairment pelo valor líquido de venda, é necessário determinar o valor justo dos bens do ativo imobilizado e emitir um Laudo de Avaliação ao valor de mercado. Para o método denominado “Valor em Uso”, é necessário estimar o VPL (Valor Presente Líquido) dos fluxos de caixa futuros das unidades (filiais, linhas de produção, etc.). Este método, baseado no Fluxo de Caixa Descontado, considera aspectos econômico-financeiros da empresa (ou da unidade).